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Já foi tempo em que o balcão em um bar ou o pedido na mesa de um restaurante, eram as únicas formas de vender nesse setor. Hoje, com o avanço da tecnologia e a obrigação de adaptação imposta pela pandemia, criaram novas formas ou fizeram com que os empresários passassem a utilizar mais de um tipo de vendas no seu negócio. O problema é que muitos se puseram a realizar esses tipos de vendas sem preparação ou tecnologia que permitisse e isso os impediu de alcançar o sucesso na empreitada.
Utilizando nossos sistemas, além de poder lançar mão de várias formas de vendas, já terá os procedimentos de trabalho e a tecnologia adequados às suas necessidades. Sem mais rodeios, vamos às formas de venda.
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1 – Venda no balcão – É o tipo de venda que pode liberar seus garçons de atender um cliente que está de passagem e deseja adquirir os seus produtos sem sentar em uma mesa. Esse tipo de venda pode ser realizado pelo próprio caixa ou balconista (barman). Possui procedimento próprio no CAIXA, sendo uma operação de venda flexível e rápida.
2 – Pedido controlado pelo garçom – É a forma de venda clássica dos restaurantes, onde o garçom vai coletar o pedido do cliente em seu aplicativo ou na estação de pedidos do salão, que será automaticamente recebido pelo sistema de caixa, que passará a monitorar pelo controle de comandas.
3 – Pedido controlado pelo cliente – Última palavra em tecnologia e status para seu restaurante. Forma que faz muito sucesso entre os jovens. O próprio cliente faz seu pedido escaneando um QR Code na mesa. A partir dai, o cliente tem acesso ao seu consumo até o momento, impressão da própria prévia de conta e pagamento. Toda essa movimentação será automaticamente recebida pelo sistema de caixa, que apenas concluirá o recebimento com a emissão da nota.
4 – Delivery por telefone – São cinco os tipos de vendas por delivery, sendo o por telefone, um dos mais requisitados. Neste tipo de venda, o caixa utilizará o controle específico de delivery para realizar o lançamento do pedido com a correta identificação do cliente e sua localização, forma de pagamento, prazo de entrega e identificação do entregador. Além disso, o caixa poderá controlar as várias etapas do pedido como: aprovação, produção, entrega, faturamento e pagamento do entregador.
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5 – Delivery pela Internet – Um dos tipos de vendas por delivery que mais cresceu. Neste tipo de venda, ao invés do pedido ser lançado pelo caixa como foi feito no atendimento por telefone, o pedido entrará automaticamente com todos os dados necessários, vindo do seu portal de pedidos próprio e integrado ao seu sistema, com todos os itens de seu cardápio. O caixa se limitará a aprovar o pedido e passar a controlar as as várias etapas como: produção, entrega, faturamento e pagamento do entregador.
6 – Delivery pelo aplicativo próprio – Seus clientes podem se aproveitar da velocidade de operação dos aplicativos em comparação com a navegação na internet. Para isso precisam apenas baixar o seu aplicativo de pedidos do Google play ou Apple Store. O pedido entrará automaticamente no sistema tipo de venda, com todos os dados necessários, vindo do APP e totalmente integrado ao seu sistema. Novamente o caixa se limitará a aprovar o pedido e passar a controlar as as várias etapas como: produção, entrega, faturamento e pagamento do entregador. Solicite ao suporte o link de download.
7 – Delivery por aplicativos de terceiros – Outro tipo de venda por delivery muito comum em restaurante hoje é a venda por aplicativos como o Ifood. Para este caso, não será necessário utilizar o controle de pedidos do aplicativo, fazendo o lançamento no sistema manualmente. O pedido entrará automaticamente no sistema tipo de venda, com todos os dados necessários, vindo do IFOOD por exemplo e totalmente integrado ao seu sistema. Novamente o caixa se limitará a aprovar o pedido e passar a controlar as as várias etapas como: produção, entrega, faturamento e pagamento do entregador.
8 – Delivery pelas redes sociais – Neste tipo de venda, é realizada a divulgação do link de cardápio onde o cliente realizará o pedido que entrará automaticamente com todos os dados necessários e podendo ser integrado ao Whatsapp. O caixa se limitará a aprovar o pedido, responder questões no Whatsapp e passar a controlar as as várias etapas como nos casos %nteriores.
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O que todos esses tipos têm em comum, é que vendas os itens de alimentação impressos na cozinha e de bebidas impressos no bar para preparo, agilizando enormemente a operação e com a indicação de mesa em que deve ser entregue e de quem pediu, seja o caixa, barman ou um garçom.
Você deve ter notado que nos pedidos por delivery automatizados como o do próprio portal, redes sociais e Ifood, falamos sobre aprovação. Sim, a etapa de aprovação do pedido é importante para que o caixa valide se todas as informações colocadas pelo cliente estão claras, de forma que se possa realizar a entrega, seja de forma segura e seja realmente possível realizar o recebimento.
Em relação a entregadores de delivery, é possível utilizar um entregador próprio ou terceirizados, controlando claramente os valores a pagar a esses entregadores ao final do turno.
Em relação ao delivery por internet, a vantagem de utilizar o portal próprio no navegador da internet ou o APP para celular, ambos integrados ao sistema e sem custos adicionais para o restaurante, além da ausência desses custos operacionais, é o fato de deixar de pagar comissão, taxas administrativas ou se submeter às promoções loucas que eles criam e que o restaurante tem que cumprir às próprias custas.
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Até a próxima e sucesso.
Laierte Rodrigues Dias