....Como aproveitar melhor este artigo....
♦ Informações muito importantes estão em negrito
♠ Comandos estão em MAIÚSCULAS
♥ Links com mais informações ou detalhes específicos estão em azul
♣ Questões obrigatórias estão em vermelho
ø Clique nas imagens para ampliá-las.
É comum em novos restaurantes, ou naqueles que nunca utilizaram tecnologia para controlar seus pedidos, uma certa confusão no controle de mesas e comandas. E por isso, resolvemos escrever este artigo.
Com nossos sistemas, você terá controle total sobre suas comandas e mesas. Gerindo de forma individual ou coletiva as comandas e tendo a possibilidade de separação por mesa, por cliente ou de ambas as formas.
Um erro comum no início dos trabalhos de novos restaurantes, é usar ao mesmo tempo um dispositivo móvel para os pedidos e comandas em papel. O garçom acaba tendo dois trabalhos e possivelmente pode cometer erros. Se estão sendo utilizados dispositivos móveis para a realização dos pedidos, a comanda física é apenas uma referência de numeração, podendo ser em papel, cartão ou dispositivo eletrônico para chamada na veze não devendo ter itens lançados nela.
Vamos iniciar com algumas definições
1 – Mesa – Ponto de localização do consumo, identificado nos controles de produção da cozinha e do bar para facilitar a entrega do pedido e ainda com a identificação do garçom que realizou a solicitação. Isto é muito importante principalmente onde não há garçons fixos por setores de mesas. É uma simples referência de localização.
2 – Comanda – Controle da responsabilidade pelo pagamento do consumo, seja ele individual ou rateado.
Melhore suas negociações
Livro - A Arte da Guerra e os Mestres da Negociação
Partindo das definições, podemos ter diversas configurações como por exemplo:
1 – Todos na localização (mesa) são responsáveis pelo consumo, o que resultaria em uma comanda por mesa que seria paga ao final do consumo. Podendo ter o valor do pagamento por pessoa destacado na prévia da nota.
2 – Cada um é responsável pelo seu consumo – Consequentemente uma comanda por pessoa e várias comandas em uma única mesa, onde cada pessoa pagará sua comanda integralmente ao fim do seu consumo, saindo todos juntos ou não.
3 – Pessoas de duas ou mais mesas decidem ratear a despesa ou uma delas será a única responsável pelo pagamento. – Pode-se unificar as comandas um uma única cobrança, com rateio de valor por pessoa e o valor total para pagamento único
Impulsione suas vendas
Faça um teste no sistema gratuito.
4 – Alguém precisa ir embora mas o restante continuará na mesa onde havia uma única comanda. – Neste caso pode-se efetuar a cobrança de quatro formas:
A – Dividindo alguns itens do consumo individual dessa pessoa para outra comanda, muito comum no caso de quem não bebe bebidas alcoólicas, de forma que seja paga separadamente.
B – Dividindo o consumo pela quantidade de pessoas, efetuando a cobrança referente a quem sai e mantendo o saldo a pagar no final.
C – Efetuando a cobrança referente ao valor proposto a ser pago por quem sai e mantendo o saldo a pagar no final. Por exemplo, em uma conta de 100 reais para uma mesa de 4 pessoas, quem saiu está feliz e se propôs a pagar 50 Reais, 50 por cento da conta e não 25% caso fosse rateado por 4.
D – Efetuando a cobrança total do consumo a ser pago por quem sai e abrindo nova comanda para quem fica. Comum em casos de funcionários de empresas que ficam no estabelecimento, mesmo depois que o chefe vai embora.
Tenha controle do negócio
Faça um teste no sistema sem compromisso..
Em qualquer dos casos, como qualquer venda, o cliente pode ser identificado e o pagamento realizado em diversas formas, com prazo ou parcelado.
Todo o atendimento é multiplataforma, podendo ser utilizado em telefone, tablet ou no computador. Por computador ainda é possível ter o atendimento pela tela do caixa, ou em uma tela de pedidos no salão, com mouse ou tela de toque.
Importante ressaltar a inda que cada pedido de produção, impresso na cozinha ou no bar, terá a identificação da mesa (onde entregar), da comanda (para quem entregar) e de quem pediu, que pode ter sido o garçom, o caixa ou o próprio cliente. Parece simples, mas em um restaurante lotado faz grande diferença.
Gostou do artigo? Compartilhe abaixo com seus amigos, visite nosso SITE e siga Rede Orbis no Instagram e no Facebook, conheça o Guia de equipamentos e programas para automação comercial, ou ainda, pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para negócios e dicas de ampliação das vendas.
Até a próxima e sucesso.
Laierte Rodrigues Dias