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Sucesso: Ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças?

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Ralph Waldo Emerson definiu o sucesso da seguinte forma: “Rir muito e com frequência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros, deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso.”.

Até pouco tempo, este texto era considerado uma grande falácia na maioria dos círculos de produtividade em gestão e muitos executivos ainda hoje consideram tacitamente a sala fechada com banheiro privado como um dos principais itens para medir o sucesso. Cuidado, algumas celas também têm banheiro privado.

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O que significa ser bem-sucedido no seu ponto de vista? Você acompanha o andamento de sua carreira? Provavelmente não, como a grande maioria da força de trabalho.

Imagine-se então realizando este acompanhamento, consegue visualizar uma métrica definida e suas cotas como tangíveis? Para os discípulos de Waldo, a satisfação e as realizações seriam o termômetro. Para a turma do banheiro, status e retorno financeiro teriam maiores quesitos a serem aferidos.

Eis aí um divisor de águas e pauta para discussões homéricas. A medida do sucesso depende do que está sendo medido, do ponto de vista, sendo entretanto este ponto de vista relacionado a uma média ponderada entre satisfação e retorno financeiro. Assim, a medida de sucesso precisa ser mais ampla e mais complexa do que um cargo ou uma graduação de salários ou do tamenho da empresa. Seja qual for a métrica, é necessário o bom senso e ater-se a uma média nos parâmetros a serem utilizados, por mais que a satisfação no seu caso seja o mais importante, o soldo, ou lucro mensal também não poderão ser ínfimos.

Como uma régua, é necessário que objetivos sirvam de balizadores para determinação do alcance de resultados que demonstrariam o grau de sucesso. Importante ainda se faz, não confundir sucesso com potencial de sucesso, seria como somar o previsto com o realizado e não compará-los. Por exemplo: se você está imaginando que o sucesso no seu emprego atual será medido pela sua chefia, por quão bem realizará suas tarefas, ou o quanto conseguirá suplantar as expectativas, você está medindo potencial e colocando o referencial na empresa, não em você. Apenas como dica para estes casos: já é consenso que a produtividade é melhor alcançada – dependendo do cargo -, por quem se atém aos limites de suas tarefas, mas isso é assunto para outro artigo.

Da mesma forma se sua expectativa para o sucesso de sua empresa, está na impressão que seus clientes possuem, de que a experiência de compra,  perante suas instalações ou marketing, será satisfatória, novamente está medindo potencial e colocando o referencial desta vez nos clientes. A impressão do cliente, precisa ser antes, a sua certeza.

O fato é que se for realizado um bom trabalho os resultados para o sucesso vão se apresentar.

Tentei hoje chamar atenção para métricas de medição do sucesso. Em um próximo artigo, apresentarei um formato de métrica para tal. Até lá, meça seu sucesso pelo entusiasmo com o qual acorda pela manhã.

Adaptação do artigo e Laierte Rosdrigues Dias para o Jornal Monitor Mercantil e o Linkedin.

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Até a próxima e sucesso.

Laierte Rodrigues Dias

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