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Explicaremos no artigo a seguir, porque não se deve seguir indiscriminadamente qualquer perfil, principalmente em uma conta comercial. Este artigo é parte de uma série de três, devido a quantidade de informação que será necessário abordar, sendo muito indicado visitar os outros dois para possuir o entendimento completo sobre a produtividade e os riscos de sua conta comercial no Instagram. No segundo é possível saber como ganhar seguidores deixando de seguir (breve), e no terceiro saber se está sendo bloqueado pelo Instagram (breve). Repetiremos os links ao fim deste artigo para facilitar sua navegação e sugerimos que sejam lidos na ordem para aumentar a produtividade.
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O mito da quantidade de seguidores.
Em um perfil comercial, não obrigatoriamente um número elevado de seguidores lhe fornecerá maior possibilidade de vendas ou lhe trará alguma vantagem, pelo contrário pode ser bastante prejudicial.
É muito comum nas contas do Instagram ou do Facebook, seguir artistas, influenciadores, profissionais liberais de destaque, grandes marcas famosas, fornecedores de uma forma geral e até concorrentes. Isso pode ser interessante dependendo do seu perfil psicológico ou seus interesses pessoais, mas não faça isso de forma alguma na sua conta empresarial.
Nos concentrando no Instagram, ele utiliza um algoritimo, que é a forma de pensar e agir dos aplicativos, que identifica a proporção entre a sua quantidade de seguidores que seu perfil possui e a quantidade de perfis que sua conta segue. Essa proporção, para que se possa trabalhar bem comercialmente, precisa ser igual ou maior a 1 (Um).
Por exemplo: Se sua conta comercial segue 1000 perfis, e possui 500 seguidores, sua relação é de 0,5, metade do ideal. Se fosse ao contrário, sua conta possui 1000 seguidores e segue 500, a proporção seria igual a 2 (dois). Isso iria demonstrar que sua conta possui dois seguidores para cada um que segue.
Essa proporção serve para que sua conta possa ser classificada em uma categoria, que lhe trará benefícios e vantagens ou desvantagens e punições.
Você pode sim, inicialmente, em busca de uma abertura inicial de seguidores, extrapolar bastante essa razão, mas se planeje para posteriormente alterar isso
Categorias de perfiz em relação a proporção de seguidores.
- Menor que 0,5 = Panfleteiro: Esta seguindo perfis sem critério na esperança que lhe sigam de volta. Ou segue platonicamente perfiz de famosos, contas que acha interessantes e marcas. Não tem visão de como as coisas funcionam e desconhece técnicas de automação do Instagram.
- Entre 0,5 e 1 = Suspeito: Perfiz que já conhecem ferramentas de automação, mas estão com o foco errado na escolha de quem seguir. Podem ainda possuir conteúdo de baixa qualidade, que levam a taxas de retorno ruins.
- Entre 1 e 2 Normal = Perfiz que são bem-sucedidos da gestão do Instagram, necessitando se concentrar em estratégias para para obter mais engajamento.
- Entre 2 e 10 = Pequeno influenciador: Pessoas que são especialistas em automação do Instagram podem possuir um conteúdo notável para aprimorar suas contas.
- Maior que 10 = Influenciador: Perfiz celebridades populares em outros canais de mídia social, ou em suas áreas de atuação, principalmente do entretenimento.
Jennifer Aniston por exemplo, possuía no momento da elaboração deste artigo, com apenas 34 postagens no perfil, uma proporção de 85 000. Uma marca incrível que literalmente é 85 mil vezes maior que 90% das empresas brasileiras. Quanto maior for o índice da relação de seguidores do perfil, maior é a garantia que estaremos lidando com administradores profissionais ou robôs, e o sentimento que as pessoas tem de proximidade, de acesso direto a seu ídolo é uma grande ilusão.
Que esteja gravado e claro em sua mente: Conta comercial não deve ser utilizada para seguir quem ou o que se gosta ou admira, deve seguir quem precisa ser seguido ou seja o cliente em potencial. Para clientes ativos, crie outra conta para manter o relacionamento, o foco e as ações nestes dois casos são totalmente diferentes.
Não adianta seguir o perfil do Mário Sérgio Cortella, um dos grandes pensadores da atualidade, sua empresa não ganhará nada com isso. Como também não adianta seguir a Rafaella Kalimann, uma das maiores influenciadoras brasileiras, da mesma forma, sua empresa não ganhará nada com isso, a não ser que ela tenha sido contratada para divulgar sua empresa ou seus produtos. Faça isso em sua conta pessoal. Eu pessoalmente sigo e indico o Cortella.
Como pudemos observar, as contas possuem categorias que as classificam, fornecendo benefícios ou aplicando punições. No segundo artigo dessa série (breve), conheceremos as categorias de seguidores que são nocivos e reduzem a proporção de seguidores da sua conta, se tornando um veneno a sua divulgação. Eles podem ser facilmente eliminados da sua lista sem prejudicar sua performance em vendas, pelo contrário, você poderá ganhar seguidores deixando de seguir, como será demonstrado.
É necessário, entretanto, tomar muito cuidado com que ferramentas de automação serão utilizadas para realizar essa análise e suas consequentes ações. O Instagram é avesso a ferramentas de automação e aplicativos com acesso ao seu perfil e poderá punir sua conta até com a remoção, se não forem tomados os devidos cuidados.
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Engajamento
Quanto mais contas curtem e comentam suas publicações, em relação ao seu número de seguidores, maior é seu engajamento. Este é o segundo índice mais importante da sua conta, mas é o termômetro para saber se a divulgação está realmente acontecendo. Parafraseando o CEO do Yahoo e repetindo uma frase que uso bastante: “Sua conta pode ser maravilhosa no seu ponto de vista e ter custado muito caro, mas na realidade ela pode ser um outdoor no porão”.
Para conhecer seu engajamento, some o número de comentários e curtidas de uma publicação divida pelo seu número de seguidores. Por exemplo: sua conta possui 1000 seguidores. Suas publicações recebem em média 100 curtidas e 10 comentários. Isso daria um engajamento de 11%, com o qual sua empresa deveria estar vendendo muito bem a essa altura. A grande maioria das contas comerciais hoje não chega a 1%.
Se um grande número de seguidores lhe deixa feliz e lhe traz bons sentimentos, eu entendo, mas não vai fazer sua empresa vender mais. Eles vão ficar lá só ocupando espaço. Uma quantidade muito grande e indiscriminada de seguidores só interessa a influenciadores, que vão utilizar esse número para comprovar as empresas seu alcance de divulgação e conquistar ou manter seus contratos. Muitos desses influenciadores, em muitos casos, não influenciam ninguém por possuírem seguidores nocivos que comentamos anteriormente e definiremos no segundo artigo da série, intitulado: Como ganhar seguidores deixando de seguir (Breve). Esse tipo de influenciador normalmente utiliza de artifícios ilícitos para conseguir seus seguidores e já tem os dias contados, as empresas já estão de olho nisso.
Imagine:
- Um negócio local que não vende online, com 10 mil seguidores, sendo que 9 mil são de outros estados.
- Um negócio do nicho de solda, com 10 mil seguidores, sendo que 9 mil são de outros setores.
Nenhuma das duas terá sucesso na divulgação.
É necessário identificar, seguir e engajar, pessoas que sejam tocadas por publicações da sua empresa, seus produtos, ou assuntos de seu setor. Assim uma empresa com mil seguidores, pode ter muito mais sucesso na divulgação e no engajamento que outra com 10 mil. Isso se torna mais difícil, quanto mais especializada e focada em setor for sua empresa. Uma empresa de presentes terá muito mais facilidade em divulgar que uma empresa do setor de solda como utilizamos no exemplo acima. A empresa de solda precisa se preocupar muito mais em qualificar quem está seguindo. Precisará se esforçar mais para criar conteúdo direcionado que atraia o seu público alvo.
Lembre-se, as pessoas não estão na internet para comprar, estão buscando relacionamento, entretenimento ou conhecimento. Isso mudou um pouco com a pandemia, mas ainda é um norte a seguir. Por isso muitas vezes, uma publicação de um meme tem muito mais engajamento que uma publicação de produto.
Mais importante que o engajamento, só mesmo a conversão, quando a ação da compra realmente é realizada, sendo a consequência do engajamento.
Ferramentas de automação
É possível utilizar muitas ferramentas de automação que trabalham bem sem receber punições, entretanto a grande maioria dessas ferramentas é paga. Existe uma em especial, que foi muito bem desenvolvida em relação a isso e trabalha de forma bastante inteligente, levando ao alcance dos objetivos sem ferir as regras do Instagram, e tudo isso de forma gratuita. Esta ferramenta se chama: Seguidores e não seguidores. Deixaremos o link para a página do aplicativo no Google Play, ao fim deste artigo.
O Seguidores e não seguidores, é um aplicativo para celulares que lhe permite identificar quem não lhe segue de volta, possibilitando deixar de seguir quem não lhe traz nenhuma vantagem e sem o risco de deixar de ser seguido por que deixou de seguir alguém que ainda lhe seguia. A inteligência no uso desta ferramenta está no fato de que ele lhe encaminha o perfil desejado dentro do Instagram, não executando a ação automaticamente
Ele também lhe mostra seus novos seguidores e os que deixaram de seguir recentemente. Esta então, é a facilidade que mais aprecio. Como veremos no próximo artigo: Como ganhar seguidores deixando de seguir, muitos pseudo influenciadores, os próprios influenciadores, profissionais liberais e marcas famosas, lhe seguem para que você siga de volta, e depois deixam de seguir. Estratégia básica desses profissionais de má fé, para os quais você não tem valor além de ser mais uma estatística. Se você utiliza apenas o aplicativo do Instagram para gerenciar sua conta, fica totalmente à mercê deles, porque não consegue ver isso acontecer.
Possui propaganda, porque é a forma do desenvolvedor ganhar a vida em um aplicativo gratuito, mas vale muito a pena pela inteligência do funcionamento e facilidades. As propagandas geralmente são curtas, cerca de 5 segundos, em comparação com os 30 segundos ou até um minuto normais.
Este aplicativo pela forma que trabalha, pode ser considerado apenas um aplicativo de monitoramento e não de automação. Como pode ser observado na imagem, o aplicativo possui diversas outras facilidades, mas como nosso foco neste artigo são nossos amigos que não nos seguem de volta, apresentaremos as demais facilidades e os cuidados a tomar no próximo artigo: Como ganhar seguidores deixando de seguir (breve). Por mais que a curiosidade bata, aguarde o próximo artigo para não executar ações que possam lhe trazer punições.
Quando o aplicativo lhe mostrar que alguém deixou de seguir seu perfil, faça o mesmo sem dó. Se sua conta é comercial, por mais famoso que seja o tal perfil e maior seguidores ele possua, o fato de sua conta seguir a dele sem que pelo menos ele lhe siga de volta o torna inútil.
Muitas situações deixam o proprietário de uma conta comercial em dúvida se deve deixar de seguir o perfil de um cliente em potencial, que conhece, fica nas proximidades e realmente com muita chance de vir a ser seu cliente. Separe as coisas e mude a negociação de esfera. No Instagram se ele não lhe segue de volta não verá nada que você publica, então deixe de segui-lo e esse perfil irá deixar de prejudicar sua relação de seguidores. Se ele tem tanto potencial assim, faça uma visita.
É simples: Quem não segue de volta só serve para prejudicar.
Para ter situações como esta sob controle, e realmente ter controle de sua conta, não deixe de ler os outros dois artigos desta série e instalar o aplicativo, seguem os links.
- Como ganhar seguidores deixando de seguir (Breve)
- Porque não se deve misturar PÁGINA do negócio com o Perfil Pessoal
- Saiba se está sendo bloqueado ou punido pelo Instagram (breve).
- APP Android > Seguidores e não Seguidores.
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Até a próxima e sucesso.